Claudio Dantas
25.5 C
Brasília

35 horas depois e Lula ainda não se manifestou sobre megaoperação no RJ

Publicado em:

Operação foi deflagrada às 6h de ontem para combater o CV no Rio de Janeiro

Pouco mais de 35 horas após a maior operação contra o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, o presidente Lula ainda não se pronunciou e manteve suas agendas. Ao invés disso, o petista manteve sua agenda normalmente e irá empossar o novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSol-SP).

O governador do Rio, Cláudio Castro, criticou o governo federal por não se manifestar sobre a ação policial e afirmou que o estado estava “sozinho” na luta contra o crime organizado. Segundo ele, pedidos de apoio para operações policiais foram negados, deixando o Rio sem respaldo federal.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, chegou a tentar contestar as declarações, afirmando que todos os pedidos do estado para o emprego da Força Nacional foram atendidos.

Mais cedo, o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, declarou que a PF foi informada sobre o planejamento da Operação Contenção pelas forças de segurança do Rio, mas considerou a ação “não razoável” para participação da corporação.

Rodrigues afirmou que a superintendência regional foi consultada para dar apoio no cumprimento de mandados, mas a atuação foi descartada “por falta de atribuição legal”, já que a PF atua na investigação, não na ação ostensiva. Segundo ele, a PF não foi formalmente comunicada sobre a deflagração da operação.

Em outubro de 2023, Lula disse que, enquanto for presidente, não requisitará nenhuma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). “Eu não quero as Forças Armadas na favela brigando com bandido, não é este o papel das Forças. Enquanto eu for presidente não tem GLO! Eu fui eleito para governar esse país e vou governar esse país agora”, afirmou.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos