O programa Alive desta terça-feira (01) em “comemoração” ao dia 1º de Abril fez um levantamento das principais mentiras e promessas não cumpridas do governo Lula.
Dentre as prinicpais fake news do governo Lula estava a indiciação de ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF), em que o presidente Lula disse, ainda em campanha, ser contra a indicação de amigos. E classificou a nomeação baseada em amizade como “antidemocrática”.
Luan Sperandio, diretor operacional do Ranking dos Políticos, criticou então a indicação de Cristiano Zanin ao STF, que não nega ter relação próxima ao petista.
“Patrimonialismo puro, mais puro e simplesmente patrimonialismo judicial, que foi lotear o STF colocando nomes que agora estão lá, que tinham uma veia muito mais política do que técnica e jurídica (…). A indicação do Zanin contraria diversas condições e requisitos não escritos que a Constituição fala (…). O único fato que o destacou profissionalmente foi ser advogado pessoal do presidente Lula”, afirmou.
Sobre a Taxação das Blusinhas, Luan ainda criticou a hipocrisia governamental: “Se o governo era tão contra, por que não orientou a base a não votar a favor? Foi feita uma votação simbólica porque ninguém queria colocar a digital ali, mas todo mundo no Congresso queria taxação.”
O VOA Brasil, programa de passagens aéreas baratas de Lula, também foi comentado no programa já que o programa vendeu menos de 2% das passagens oferecidas pelo governo desde o lançamento, em julho do ano passado.
“O governo tentou fazer um enxuga-gelo, não vendeu nem 2% do projetado. O que mais influencia no preço é o querosene, impactado pelo dólar, que sobe devido à destruição do teto de gastos. Do jeito que está, até a classe média e os ricos vão diminuir as idas ao aeroporto.”
O apresentador Claudio Dantas reforçou a necessidade de cobrança popular: “Você paga hoje a maior carga tributária dos últimos 15 anos. Você acha que tá funcionando? Se o governo tá errando, cabe a nós apontar o erro e a vocês pressionar para que o erro seja corrigido. O custo das decisões equivocadas virá. E quem vai pagar a conta? Você.”
“A militância raiz de esquerda está revoltada com o Lula. Lula Paris é o quê? Outra mentira”, disse.
O programa Alive deixou claro: 1º de abril pode ser o Dia da Mentira, mas no Brasil de hoje, parece ser o Dia do Lula.
Entre os exemplos listados durante o programa estão:
– Redução da carga tributária:O Brasil tem hoje a maior carga dos últimos 15 anos.
– Promessas de passagens aéreas acessíveis: O VOA Brasil fracassou.
– Pix livre de taxações:O governo tentou mudar as regras.
– STF independente: Indicação de Zanin comprometeu a imparcialidade da Corte.
O primeiro de abril pode ser simbólico, mas os fatos mostram que a mentira na política brasileira não se restringe a um único dia do ano.
Confira um levantamento feito pelo Partido Novo das dez maiores mentiras de Lula:
- “Zelenski é tão responsável pela guerra quanto Putin”
- “Nos EUA o imposto sobre herança é de 40%”
- “O PIB do Brasil só voltou a crescer mais de 3% quando eu voltei ao poder”
- “Nenhum projeto nosso foi recusado pelo Congresso”
- “Me condenaram sem provas na Lava Jato”
- “O PT acabou com a fome no Brasil”
- “Na Venezuela, há democracia”
- “No nosso primeiro mandato, nós tiramos 36 milhões da pobreza”
- “O impeachment de Dilma foi golpe”
- “A esquerda nunca invadiu os três poderes”
Assista ao programa de hoje na íntegra: