A descoberto do esquema de corrupção que desviou R$ 6 bilhões de aposentadorias fez com que milhares de pessoas recorrerem ao INSS para saber se foram vítimas e o quanto foi descontado de seus benefícios. Em meio a essa crise, o presidente do instituto, Gilberto Waller, pediu para as vítimas se acalmarem.
Até esta quarta-feira, 473 mil pessoas informaram pelo aplicativo ‘Meu INSS’ que tiveram dinheiro descontado sem autorização. Ainda não há dados de pedidos de ressarcimento por outros canais de comunicação, como agências e o número 135.
Sobre a grande quantidade de pedidos de esclarecimento, Waller disse o governo está fazendo uma busca ativa pelas vítimas. “Não [estamos] deixando ninguém à margem. Então, o 1ª recado: tenham calma”, pediu.
O presidente ainda falou que não precisa de “correria” e que não há prazo para terminar os pedidos de devolução. “Todos serão ressarcidos”, garantiu.
Para saber se teve o dinheiro descontado sem autorização por associações e sindicatos, o cidadão pode entrar no site do órgâo, baixar o aplicativo ‘Meu INSS’, ligar para o número 135 ou ir em uma agência. Cerca de 9 milhões de pessoas podem ter fraudadas.