A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, acaba de confirmar que as tarifas de 104% dos Estados Unidos contra a China começarão a ser cobradas nesta quarta-feira (09). O anúncio foi feito à Fox Business.
A medida entrará em vigor após o país asiático não recuar da retaliação aos EUA, devido às “tarifas recíprocas” adotadas por Donald Trump, dentro do prazo estabelecido pelo presidente americano, que era até as 13h desta terça (08).
Mais cedo, o presidente americano afirmou que aguardava uma ligação da China para discutir as tarifas, o que, no entanto, não aconteceu. Durante a madrugada, a ditadura de Xi Jinping declarou que não pretende recuar e que está preparada para continuar respondendo aos aumentos tarifários.
Desde que reassumiu a presidência, Trump adicionou uma tarifa de 20% sobre produtos oriundos da China, alegando que o país asiático tem sido omisso no combate ao tráfico de substâncias químicas utilizadas na fabricação de fentanil. Na semana passada, foram anunciados mais 34% em “tarifas recíprocas”, elevando o total para 54%.
Agora, com a nova sobretaxa adicional de 50%, os produtos chineses passarão a ser taxados em 104%.