21.5 C
Brasília

UE suspende tarifas retaliatórias contra os EUA por 90 dias

Publicado em:

A União Europeia (UE) anunciou há pouco a suspensão por 90 dias das tarifas retaliatórias impostas a importações dos EUA. A decisão ocorre após o presidente americano Donald Trump anunciar uma “pausa” temporária na aplicação das “tarifas recíprocas”.

Ontem (09), os países do bloco europeu haviam aprovado a imposição de uma tarifa de 25% sobre uma série de produtos norte-americanos, como retaliação às sobretaxas sobre aço e alumínio impostas por Trump há cerca de 1 mês.

Apesar disso, a Comissão Europeia ainda não havia oficializado uma resposta às “tarifas recíprocas” de 20% anunciadas recentemente pelo republicano.

“Queremos dar uma oportunidade às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE, que contaram com forte apoio dos nossos Estados-Membros, vamos suspendê-las por 90 dias”, escreveu a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ao fazer o anúncio na rede social X.

“Se as negociações não forem satisfatórias, as nossas contramedidas entrarão em vigor. O trabalho preparatório para novas contramedidas continua. Como já referi, todas as opções permanecem em cima da mesa”, completou Von der Leyen.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mais recentes

Checagem de fatos