Silvio Costa Filho é o novo líder da Maioria na Câmara
Brasília, Quinta, 25 de junho de 2026
Política

Silvio Costa Filho é o novo líder da Maioria na Câmara

Ex-ministro assume liderança de grupo com cerca de 300 deputados após articulação entre líderes da Casa

Silvio

Compartilhe em

Foto do autor

Por Mariana Albuquerque

Jornalista e pós-graduada em Direito Legislativo.

O deputado federal Silvio Costa Filho foi escolhido para assumir a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados. O parlamentar do Republicanos-PE tomará posse na próxima semana, após reunião de líderes, e passará a coordenar um bloco suprapartidário formado por cerca de 300 deputados.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

A indicação ocorre menos de dois meses depois de Costa Filho deixar o comando do Ministério de Portos e Aeroportos, cargo que ocupava no governo Lula.

A liderança da Maioria reúne partidos que, em diferentes níveis, apoiam a agenda do Palácio do Planalto na Câmara. À frente do bloco, Costa Filho será responsável por articular votações, negociar consensos e coordenar a atuação das bancadas durante a tramitação de projetos considerados prioritários.

Ao comentar a escolha, o deputado agradeceu o apoio recebido dos parlamentares e do presidente da Câmara, Hugo Motta.

“Recebo essa missão com muita gratidão e senso de responsabilidade. Quero agradecer ao presidente Hugo Motta e aos deputados e deputadas pela confiança na nossa indicação para liderar a Maioria na Câmara. Vamos trabalhar com diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil”, afirmou.

Costa Filho também disse que pretende atuar na interlocução entre os Poderes e na construção de acordos para a votação de matérias de interesse do Congresso.

“Nosso compromisso será o de construir pontes entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, promover o entendimento entre as diferentes correntes políticas e trabalhar para avançar em pautas importantes para o Brasil. O diálogo será sempre o nosso principal instrumento para ajudar o país a crescer, gerar oportunidades e melhorar a vida da população”, declarou.

Nos bastidores da Câmara, a escolha é interpretada como parte da reorganização das lideranças da base governista para o segundo semestre legislativo, período em que o Executivo pretende acelerar a tramitação de projetos econômicos e de outras propostas consideradas prioritárias.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade