(self.SWG_BASIC = self.SWG_BASIC || []).push( basicSubscriptions => { basicSubscriptions.init({ type: "NewsArticle", isPartOfType: ["Product"], isPartOfProductId: "CAowyZvaCw:openaccess", clientOptions: { theme: "light", lang: "pt-BR" }, }); });
28.5 C
Brasília

Rússia faz grande ataque aéreo contra infraestrutura de energia e gás da Ucrânia

Publicado em:

Forças russas realizaram um ataque em larga escala contra a infraestrutura de energia e gás da Ucrânia durante a noite de quinta-feira (06), no 1º grande bombardeio com mísseis desde que os EUA interromperam o compartilhamento de inteligência com Kiev. A informação foi divulgada por autoridades ucranianas na manhã desta sexta-feira (07).

A ofensiva aumenta a pressão sobre o governo ucraniano em meio aos esforços do presidente Donald Trump para acelerar um desfecho para a guerra.

Pelo menos 10 pessoas, incluindo uma criança, ficaram feridas, segundo autoridades locais. O ministro da Energia da Ucrânia, Herman Halushchenko, condenou o ataque em suas redes sociais.

O bombardeio ocorreu poucas horas após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciar que negociações com os EUA sobre o fim do conflito estão previstas para a próxima semana na Arábia Saudita.

Segundo a força aérea ucraniana, a Rússia lançou 67 mísseis e 194 drones no ataque noturno. As defesas do país afirmam ter abatido 34 mísseis e 100 drones.

Autoridades regionais relataram danos em infraestruturas essenciais desde Kharkiv, no nordeste, até Ternopil, no oeste.

Embora ataques com drones contra cidades distantes das linhas de frente sejam frequentes, o bombardeio marca a 1ª investida russa de grande porte desde a suspensão da assistência militar e de inteligência dos EUA nesta semana.

Mais recentes

Checagem de fatos