O Kremlin informou nesta quarta-feira (12) que está “estudando cuidadosamente” a proposta dos EUA para um cessar-fogo imediato de 30 dias na guerra contra a Ucrânia, que já aceitou o acordo.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que é preciso ouvir mais detalhes sobre o plano dos EUA antes de decidir sobre o cessar-fogo.
“Vocês estão se precipitando, temos contatos agendados com os americanos e depois veremos”, disse Peskov. “Estamos estudando cuidadosamente as declarações feitas após a reunião. Estamos nos familiarizando com o texto da declaração conjunta adotada em Jidá. Partimos do fato de que, como foi dito ontem, o Secretário de Estado Rubio e o Conselheiro de Segurança Nacional Waltz nos informarão por vários canais nestes dias sobre os detalhes das negociações e os entendimentos alcançados”.
Peskov também não descartou a possibilidade de um telefonema entre o autocrata russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump (Republicano), sobre o tema. “Se tal necessidade surgir, ela será organizada muito rapidamente. Os canais existentes para diálogo com os americanos permitem que isso seja feito bem rapidamente”, afirmou.