O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse há pouco que a China “jogou errado” e “entrou em pânico” ao anunciar medidas de retaliação contra as novas tarifas impostas por Washington.
“A China jogou errado, entrou em pânico – a única coisa que não pode se dar ao luxo de fazer!”, escreveu o republicano em sua rede social, a Truth Social.
Na quarta-feira (02), Trump anunciou a aplicação de “tarifas recíprocas” de 34% sobre todos os produtos chineses importados pelos EUA. A medida se soma a uma taxa de 20% já em vigor, elevando para 54% o total de tributos sobre as mercadorias oriundas do país asiático.
Em resposta, o governo chinês anunciou nesta sexta que irá impor tarifas de 34% sobre todas as importações norte-americanas a partir de 10 de abril.
Além disso, Pequim informou que vai restringir as exportações de terras raras (minerais estratégicos para a fabricação de chips e tecnologias avançadas) aos EUA.
Bolsas despencam em todo o mundo após tarifas de Trump e a retaliação da China. O mercado teme a reação de outros países aos EUA e uma possível guerra comercial generalizada.