18.5 C
Brasília

Putin concorda em suspender ataques à infraestrutura energética da Ucrânia por 30 dias

Publicado em:

O ditador russo Vladimir Putin concordou há pouco com uma proposta do presidente americano Donald Trump para que Rússia e Ucrânia parem de atacar a infraestrutura energética uma da outra por 30 dias. O anúncio foi feito pelo Kremlin após conversa telefônica entre os líderes.

Os dois países também irão iniciar negociações sobre um cessar-fogo marítimo no Mar Negro, de acordo com comunicado da Casa Branca.

“Os líderes concordaram que o movimento para a paz começará com um cessar-fogo de energia e infraestrutura, bem como negociações técnicas sobre a implementação de um cessar-fogo marítimo no Mar Negro, cessar-fogo total e paz permanente”, afirmou a Casa Branca em nota.

Trump pressionava Putin para aceitar o cessar-fogo de 30 dias, apoiado pelos EUA e já aceito pela Ucrânia, como parte de um movimento para um acordo de paz permanente que visa encerrar o conflito russo-ucraniano.

A guerra provocada pela Rússia já resultou em centenas de milhares de mortos e feridos, milhões de deslocados e cidades devastadas.

Putin, que ordenou a invasão da Ucrânia em fevereiro de 2022, afirmou na semana passada que, embora apoiasse a proposta de trégua, suas forças continuariam em combate até que várias condições fossem atendidas.

Mais recentes

Checagem de fatos