21.5 C
Brasília

PP e União Brasil avançam em acordo para federação partidária

Publicado em:

O Progressistas (PP) espera finalizar ainda em abril o acordo para formar uma federação partidária com o União Brasil. A informação foi confirmada ao Poder360 nesta segunda-feira (31) pelo presidente do PP, Ciro Nogueira. Segundo ele, o partido já está satisfeito com os termos do acordo e aguarda apenas o aval do União Brasil.

Caso a federação seja concretizada, as duas siglas deverão permanecer unidas por pelo menos quatro anos, mantendo seus nomes e diretórios próprios. Diferente de uma fusão, esse modelo permite maior flexibilidade, mas exige alinhamento nas votações do Congresso.

A nova federação resultaria em uma das maiores bancadas do Legislativo, com 108 deputados e 13 senadores – superando o PL, que tem 92 deputados, e a federação formada por PT, PCdoB e PV, que soma 80 cadeiras. Esse novo bloco ampliaria o poder de negociação dos partidos na distribuição de comissões e relatorias.

No entanto, ainda há divergências dentro do União Brasil, tanto nas bancadas do Congresso quanto nos diretórios estaduais. Um dos principais opositores ao acordo seria o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que deve lançar sua pré-candidatura à Presidência nesta semana.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mais recentes

Checagem de fatos