A representação pede que plataformas como Spotify sejam responsabilizadas
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), o deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) e a vereadora Amanda Vettorazzo (União-SP) protocolaram um pedido ao Ministério Público Federal para a retirada de músicas com apologia ao crime, incluindo as de MC Poze do Rodo e Oruam.
A ação protocolada nesta segunda-feira (2) pede que a Justiça adote providências para que plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Youtube, removam esse tipo de conteúdo.
O texto também pede que as plataformas sejam responsabilizadas por disponibilizarem músicas que promovam o crime.
“A justiça brasileira reconhece que o ato de apologia ao crime é um perigo abstrato. Isso significa que não é necessário que a apologia resulte na prática de um crime para que seja configurada a infração. A simples exaltação pública já é suficiente para a caracterização do delito, independente de sua efetiva influência sobre terceiros“, diz trecho da representação.
Na semana passada, Poze foi preso pela polícia do Rio acusado de exaltar o Comando Vermelho em seus shows. Oruam, filho do chefe do Comando Vermelho, Marcinho VP, também é acusado de fazer apologia tráfico de drogas em suas letras.