O publicitário Washington Olivetto morreu hoje aos 73 anos, por falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado havia 5 meses no Hospital Copa D`Or, no Rio de Janeiro, por complicações pulmonares. Vencedor de mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes e único latino-americano com um Clio Awards, Olivetto marcou a história da propaganda com campanhas icônicas, como o garoto Bombril, o cachorrinho da Cofap, o primeiro sutiã da Valisere e o casal Unibanco, entre outras.
Seu trabalho inspirou canções do amigo Jorge Ben Jor, como ‘Alô, Alô, W/Brasil’ e ‘Engenho de Dentro’.
Descendente de italianos da região da Ligúria, nasceu no bairro da Lapa, em São Paulo. Era torcedor do Corinthians e foi um dos criadores, em 1981, do movimento Democracia Corinthiana, quando era vice-presidente do clube. Em 2013, foi homenageado no samba-enredo da Gaviões da Fiel. Nunca fez campanhas políticas, apesar do constante assédio. Dizia que era um “dinheiro muito bom de não ganhar”.
“Nunca trabalhei para candidatos nem para empresas do governo que admiro, como a Petrobras, por exemplo. Por coerência. Acho que o grande problema do Brasil é melhorar o produto. Não adianta fazer uma campanha para um produto que está torto. A pior coisa que um mau produto pode ter é boa propaganda. Porque todo mundo vai descobrir”, disse, em 2018, à JovemPan. “Sempre preferi a iniciativa privada, trabalhar para produtos que o consumidor possa devolver se não gostar”, afirmou, em 2015, à TV Cultura. “Propaganda política deveria ser muito mais informação e muito menos persuasão.”