23.5 C
Brasília

Moraes descarta volta de Bolsonaro à Presidência: ‘Não vejo possibilidade’

Publicado em:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, afirmou que não vê chances de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) retornar à Presidência da República. A declaração foi feita em entrevista à revista americana The New Yorker.

Moraes citou as duas condenações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tornaram Bolsonaro inelegível até 2030, como fator determinante para impedir um eventual retorno ao cargo. “É possível que Bolsonaro seja absolvido no processo criminal, porque o julgamento está apenas começando. Mas ele tem duas condenações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) [que resultaram em] inelegibilidade”.

“Então, não há possibilidade de seu retorno — porque ambos os casos já foram apelados e agora estão no Supremo Tribunal Federal. Somente o Supremo Tribunal Federal poderia revertê-los, e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer”, completou o magistrado.

O ministro do STF também comentou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) ou um dos filhos do ex-presidente poderiam disputar a Presidência, com apoio do ex-presidente. Moraes destacou que nenhum deles “tem as mesmas relações com as Forças Armadas que ele [Jair] tinha”.

Bolsonaro está inelegível até 2030 em razão de duas condenações no TSE: uma por compartilhar sua desconfiança em relação ao sistema eleitoral brasileiro em reunião com embaixadores, e outra por suposto uso eleitoral das comemorações de 7 de setembro em 2022.

No mês passado, o ex-presidente e mais sete aliados se tornaram réus no STF por uma suposta tentativa de golpe de Estado.

Mais recentes

Checagem de fatos