Agentes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (Ficco/CE) iniciaram na manhã desta segunda-feira (24) uma grande operação para cumprir 349 mandados de prisão preventiva e 216 mandados de busca e apreensão, visando membros de uma facção criminosa cearense com atuação interestadual.
A operação conta com mais de mil policiais e abrange 32 municípios em 4 estados, incluindo Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Teresina (PI), Mossoró (RN) e Itajaí (SC), com o objetivo de desmantelar a organização criminosa.
A operação Heresia é realizada de forma integrada entre as forças estaduais e federais, com a participação de agentes da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Administração Penitenciária, além de outros órgãos de segurança pública.
Até a manhã desta segunda, 166 pessoas haviam sido presas, conforme informado pela Polícia Federal. No entanto, os detalhes sobre os crimes pelos quais os detidos respondem ainda não foram divulgados, assim como informações sobre os outros 183 mandados de prisão preventiva.
Essa operação visa intensificar o combate ao crime organizado e garantir a desarticulação de uma facção criminosa que vem atuando de forma violenta e estruturada em diversas regiões do Brasil.
O contingente da operação é formado por:
- Polícia Federal: 71 policiais, entre delegados, agentes e escrivães;
- Polícia Civil: 480 policiais, incluindo 25 delegados e 109 viaturas;
- Polícia Militar: 408 policiais e 97 viaturas;
- Secretaria de Administração Penitenciária: 36 policiais penais;
- Copol, Ciopaer e Coin: suporte operacional.