Lula ligou para Trump pelo celular de Joesley
Brasília, Sexta, 26 de junho de 2026
Política

Lula ligou para Trump pelo celular de Joesley

Dono da JBS intermediou contato entre Lula e Trump antes da visita oficial à Casa Branca

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A declaração foi publicada por Lula nas redes sociais após o encontro reservado entre os dois chefes de Estado. Fotos: Ricardo Stuckert / PR

Compartilhe em

Foto do autor

Por Redação

O presidente Lula conversou com Donald Trump antes da viagem oficial aos Estados Unidos usando o celular do empresário Joesley Batista, dono da JBS, segundo a CNN. O contato ocorreu na véspera do feriado de 1º de maio, durante encontro no Palácio da Alvorada.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

Segundo relatos, Lula comentou com Joesley as dificuldades enfrentadas pelo governo brasileiro para confirmar uma agenda com o presidente americano. Diante da situação, o empresário perguntou se poderia ligar diretamente para Trump.

Com autorização de Lula, Joesley pediu que trouxessem seu celular, que estava em outro ambiente, e realizou a chamada na presença do presidente brasileiro. De acordo com relatos atribuídos ao empresário, Trump atendeu no terceiro toque.

O telefonema ocorreu sem participação do chanceler Mauro Vieira ou de integrantes da área diplomática do Palácio do Planalto. O contato também não foi registrado oficialmente nas agendas dos dois chefes de Estado.

Foi após essa conversa que a visita de Lula à Casa Branca avançou. O encontro entre os presidentes ocorreu na quinta-feira (7), em Washington, e durou mais de três horas, incluindo almoço de trabalho.

A viagem vinha sendo articulada desde dezembro de 2025, quando Lula e Trump já haviam conversado sobre temas comerciais, tarifas e cooperação no combate ao crime organizado.

Por meio da Pilgrim’s Pride, subsidiária da JBS nos Estados Unidos, o grupo empresarial ligado a Joesley Batista foi um dos maiores doadores empresariais da cerimônia de posse de Trump. O empresário mantém relação próxima com o presidente americano.

Segundo a reportagem, Joesley também esteve em Washington no mesmo dia da visita oficial brasileira e teria participado de uma agenda reservada com Trump antes da chegada da comitiva de Lula à Casa Branca.

Durante a reunião oficial, Lula e Trump discutiram tarifas, comércio internacional e cooperação bilateral. Não houve anúncio de acordos concretos, mas os governos acertaram uma nova rodada de negociações para os próximos 30 dias.

Questionado sobre o Pix, alvo de investigação comercial nos Estados Unidos, Lula afirmou que o tema não foi tratado durante a conversa com Trump.

“Eu espero que ele (Trump) ainda vá fazer um Pix, porque muitas empresas americanas já fazem”, disse Lula durante entrevista após o encontro.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade