Lula leva cinco ministros e diretor da PF para reunião com Trump nos EUA
Brasília, Segunda, 22 de junho de 2026
Política

Lula leva cinco ministros e diretor da PF para reunião com Trump nos EUA

Comitiva brasileira embarcou para Washington com foco em comércio, segurança, minerais estratégicos e investigação sobre o PIX

Lula: Desenrola 2 bloqueia trabalhador por 1 ano em site de bets
Foto: Reprodução/YouTube

Compartilhe em

Foto do autor

Por Mariana Albuquerque

Jornalista e pós-graduada em Direito Legislativo.

O Lula embarcou hoje (6) para Washington, nos Estados Unidos, onde terá uma reunião bilateral com o presidente norte-americano Donald Trump.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

A viagem ocorre em meio a tensões internacionais e foi articulada desde março pelo Palácio do Planalto. O encontro será realizado em formato de reunião de trabalho, sem status de visita de Estado.

A comitiva brasileira reúne cinco ministros e o diretor-geral da Polícia Federal:

  • Mauro Vieira
  • Dario Durigan
  • Márcio Rosa
  • Alexandre Silveira
  • Wellington César Lima e Silva
  • Andrei Rodrigues

Segundo integrantes do governo, a formação da delegação foi definida com foco em temas considerados estratégicos na relação entre Brasil e Estados Unidos.

Entre os assuntos previstos nas reuniões estão comércio bilateral, minerais críticos e terras raras, combate ao crime organizado, investigação conduzida pelos Estados Unidos envolvendo o PIX, além de discussões sobre conflitos internacionais e cenário político-eleitoral brasileiro.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi incluído na comitiva para participar das tratativas relacionadas às reservas de minerais estratégicos e terras raras, tema que ganhou peso na agenda internacional diante da disputa global por insumos utilizados em tecnologia e defesa.

Além dos ministros, acompanham a viagem auxiliares da equipe econômica, diplomatas e assessores do Palácio do Planalto responsáveis pelo suporte técnico das reuniões.

A viagem havia sido inicialmente planejada para ocorrer meses atrás, mas acabou adiada após a escalada do conflito no Oriente Médio e o aumento do envolvimento militar dos Estados Unidos na região.

Este será o terceiro encontro presencial entre Lula e Trump desde o início do atual mandato do presidente brasileiro.

O primeiro ocorreu em 2025 durante a cúpula da ASEAN, na Malásia. O segundo aconteceu na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade