O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alfinetou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante evento de entrega da concessão da BR-381, nesta quarta-feira (22). Lula afirmou que Zema deveria lhe entregar um troféu por viabilizar a renegociação das dívidas dos Estados e se comparou a Jesus Cristo ao defender sua atuação no tema.
“Esse acordo da dívida de Minas Gerais, dos Estados como um todo, o governador de Minas deveria vir aqui e me trazer um prêmio, um troféu. Eu sou o primeiro presidente que nunca vetou nada de nenhum governador ou prefeito por ser oposição”, declarou Lula. Ele ainda completou: “O que nós fizemos pelos Estados que não pagavam suas dívidas, talvez só Jesus Cristo fizesse se concorresse à Presidência da República.”
Na semana passada, Lula já havia rebatido críticas de Zema sobre os vetos do Planalto à renegociação das dívidas, classificando os Estados com maiores pendências com a União como “ingratos”.
O governador mineiro e outros líderes estaduais se queixaram de que os vetos desidrataram medidas importantes conquistadas durante a tramitação do projeto no Congresso.
A renegociação foi viabilizada pela sanção do Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), que revisa dívidas estaduais e do Distrito Federal com a União.
Apesar de aprovar o projeto, o governo Lula vetou trechos que haviam sido articulados por governadores no Congresso, o que gerou descontentamento. O texto sancionado foi publicado no Diário Oficial da União na última terça-feira (14) e já é alvo de críticas por “esvaziar” compromissos assumidos com Estados em situação fiscal mais complicada.
Enquanto Lula se promove como o presidente que mais ajudou os Estados, governadores de oposição, como Zema, argumentam que os vetos prejudicam a efetividade da renegociação. O embate reflete o tensionamento entre o Planalto e lideranças estaduais, evidenciando um jogo político que mistura disputas fiscais e narrativas eleitorais.
Uma resposta
Sai de retro SATANÁS. Não é a primeira vez que esse LIXO, LADRÃO DE DINHEIRO PÚBLICO se COMPARA com JESUS CRISTO. E ainda menosprezando-o com um “TALVEZ”… A mão de DEUS pesará sobre esse DEMONÍACO.
COM DEUS NÃO SE BRINCA. DE DEUS NÃO SE ZOMBA. Você COLHERÁ infeliz.