O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia a semana com uma agenda intensa, que inclui compromissos no Brasil e no exterior. Nesta segunda-feira (07), ele visita a cidade de Montes Claros, em Minas Gerais, onde acompanhará o anúncio de novos investimentos da farmacêutica Novo Nordisk.
Após a agenda em MG, o petista segue para São Paulo (SP), onde permanece por 2 dias. Na terça (08), às 10h, ele participará da abertura do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic), que ocorre dentro da Feicon — uma das maiores feiras do setor.
O evento reunirá mais de mil marcas expositoras e deve atrair mais de 100 mil visitantes em quatro dias. Sustentabilidade, tecnologia e inovação são os temas centrais do encontro.
Já na quarta-feira (09), Lula embarca para Tegucigalpa, capital de Honduras, para participar da 9ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A reunião deve abordar temas como integração regional, segurança, imigração, combate à fome e às mudanças climáticas.
Durante a cúpula, Lula também terá encontros bilaterais com outros líderes da região. A edição deste ano marca a transferência da presidência temporária da Celac, que passa de Honduras para a Colômbia.
A reintegração do Brasil à Celac figura entre as principais prioridades da política externa do petista. Seu retorno ao bloco foi o 1º gesto internacional após reassumir a Presidência, em janeiro de 2023, revertendo a decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia retirado o país da entidade em 2020 sob o argumento de que ela reunia regimes ditatoriais, como os de Cuba, Venezuela e Nicarágua.