O presidente Lula cogitou demitir o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, após um vídeo institucional ser considerado provocativo. A gravação, divulgada no Dia do Marinheiro (13), ironizava críticas sobre privilégios militares com uma marinheira desafiando: “Privilégios? Vem para a Marinha”. Assista o vídeo abaixo:
🚨URGENTE – Marinha faz vídeo em resposta ao Governo Lula que propõe cortar benefícios da aposentadoria dos militares
“Privilégio? Vem pra marinha”, dizem os militares no vídeo pic.twitter.com/txCsUxAqpW
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) December 2, 2024
O ministro da Defesa, José Múcio, interveio e convenceu Lula a não prosseguir com a demissão. O vídeo foi retirado das redes sociais.
O episódio ocorre em meio a tensões econômicas e resistência a cortes nos gastos militares, especialmente na previdência das Forças Armadas. A possível troca no comando da Marinha geraria atritos, já que o almirantado tem postura crítica ao governo.
A relação entre Lula e as Forças Armadas permanece delicada. Em janeiro, o presidente demitiu o comandante do Exército por omissão durante os ataques de 8 de janeiro.
José Múcio, que enfrenta pressões e cansaço, já considera deixar o cargo. Lula avalia substitutos conciliadores, mas enfrenta dificuldades em encontrar um nome com aceitação no setor.
Marinha exclui vídeo em que questiona “privilégios” a militares