O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, apareceu no sábado (8.mar.2025) ao lado do que seria o primeiro submarino com propulsão nuclear do regime comunista. Em imagens divulgadas pela TV estatal KRT, Kim inspeciona um estaleiro militar ao lado de oficiais, com uma embarcação ao fundo. Segundo a KRT, o líder afirmou que o armamento nuclear é “crucial para a soberania do país”.
Kim ameaçou revidar qualquer atividade militar de inimigos na região. “A Coreia do Norte não tolerará operações marítimas ou subaquáticas conduzidas por inimigos, incluindo o deslocamento de ativos estratégicos”, declarou.
Em fevereiro, Kim já havia alertado que o país deve se preparar para ataques nucleares. A declaração ocorreu após testes com mísseis de cruzeiro na costa oeste da Península Coreana, sob o argumento de “alertar os inimigos” e demonstrar prontidão para o uso de armamento atômico.
A exibição do suposto submarino nuclear acontece em meio a especulações sobre uma possível reaproximação entre Coreia do Norte e eapós Donald Trump, presidente dos EUA pelo Partido Republicano, sinalizar a intenção de retomar o diálogo com o regime.
Em janeiro, Kim Jong-un já havia prometido ampliar o programa nuclear de forma “indefinida”, durante inspeção a uma instalação de produção de material atômico.