O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou nesta terça-feira (27) que Brasília possui a maior frota de ônibus novos do Brasil. A declaração foi feita durante evento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), no Unique Palace, em Brasília.
Com a presença de empresários, parlamentares e autoridades do setor, o encontro marcou a posse da nova diretoria da entidade. Em seu discurso, Ibaneis destacou ações do GDF para tornar o transporte público mais acessível.
“Temos hoje, graças ao trabalho do Distrito Federal com as empresas, a maior frota de ônibus novos do Brasil”, afirmou o governador. “Brasília está na vanguarda e a gente espera que isso continue.”
Ele citou iniciativas como o Passe Livre Estudantil, a gratuidade para pessoas com deficiência e o programa “Vai de Graça”, que permite o uso gratuito de ônibus e metrô aos domingos e feriados.
Ibaneis também anunciou que o GDF planeja eletrificar toda a frota de ônibus da capital. O projeto deve começar em novembro e visa transformar Brasília em referência nacional e internacional em transporte limpo.
De acordo com a NTU, Brasília foi a primeira capital a recuperar a demanda de passageiros do período pré-pandemia. Atualmente, o volume de viagens no DF atingiu 108% do registrado antes da Covid-19.
A entidade afirmou que o modelo de financiamento público adotado pelo DF, aliado à renovação da frota, é exemplo para outras cidades. A meta da NTU é estimular projetos semelhantes em todo o país.
“Queremos cidades feitas para pessoas, não para carros”, declarou Edmundo Pinheiro, novo presidente do Conselho Diretor da NTU. “Isso exige planejamento, financiamento, infraestrutura e compromisso coletivo.”