Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

Gripe aviária chega ao Brasil e China pune exportações

Publicado em:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta quinta-feira (15) o primeiro caso de gripe aviária na América do Sul, detectado em uma ave de criação comercial em Montenegro, Rio Grande do Sul. O governo informa que adotou medidas de contenção previstas no plano de contingência e notificou a Organização Mundial de Saúde Animal, os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e parceiros comerciais.

O consumo de carne e ovos inspecionados permanece seguro, segundo o ministério, que destaca o baixo risco de transmissão humana, restrito a tratadores com contato direto com aves infectadas. No entanto, a China suspendeu por 60 dias as importações de frango brasileiro nesta sexta-feira (16), rejeitando o protocolo de contenção do Brasil, que limita bloqueios à região afetada.

“Países como a China mantêm protocolos antigos, ignorando nossa capacidade de controle”, declarou o ministro do Mapa, Carlos Fávaro.

A gripe aviária, que assola Estados Unidos e Ásia, já contaminou 1.900 aves entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025, segundo a Organização Mundial da Saúde. Com letalidade de 47% em humanos — contra 4% do coronavírus —, o vírus infectou 969 pessoas, matando 457. Em 2025, 72 casos humanos foram registrados, com mortes no México e nos EUA.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos