Governo notifica mais de mil postos em fiscalização contra preços abusivos
Brasília, Segunda, 22 de junho de 2026
Política

Governo notifica mais de mil postos em fiscalização contra preços abusivos

Fiscalização ocorreu em postos e distribuidoras em todo o país

posto-combustivel-gasolina-pcc
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Compartilhe em

Foto do autor

Por Redação

A operação do Ministério da Justiça e Segurança Pública contra a alta dos combustíveis em todo o Brasil emitiu 1.055 notificações nesta semana após fiscalizar 1.144 postos e 66 distribuidoras desde domingo (29).

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

A ação apura possíveis irregularidades no mercado dos combustíveis e integra uma mobilização nacional do governo Lula com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e os Procons estaduais.

Em razão da guerra dos EUA e de Israel contra o Irã, o setor petrolífero mundial vive uma forte disparada de preços, o que pressiona o mercado interno.

Em São Paulo, a fiscalização com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) percorreu rodovias como Dutra, Fernão Dias, Ayrton Senna, Raposo Tavares, Régis Bittencourt, Anchieta e Imigrantes. Foram vistoriados 32 postos, com cinco infrações identificadas e sete notificações emitidas.

As inspeções se concentraram em postos localizados em rodovias com grande fluxo de veículos.

A mobilização começou em 9 de março. Desde então, foram fiscalizados 5.266 postos em todo o país e no DF, além de 321 distribuidoras. No período, foram emitidas 3.508 notificações e aplicadas 38 multas.

De acordo com o Ministério da Justiça, a operação busca coibir aumentos abusivos e práticas irregulares, além de ampliar a transparência na formação de preços.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade