27 C
Brasília

Governo Lula autoriza novo aumento no preço dos medicamentos a partir de abril

Publicado em:

Os preços dos medicamentos subirão até 5,06% a partir de abril, conforme determinação da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão vinculado à Anvisa. O reajuste segue a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses até fevereiro de 2025. A tabela com os novos valores será divulgada até segunda-feira (31), e os preços reajustados entram em vigor no dia 1º de abril.

A medida afeta a maioria dos remédios com preços controlados no país. Medicamentos com ampla concorrência, como genéricos e similares, devem ter reajustes menores. Já os patenteados ou com poucas alternativas no mercado podem sofrer aumentos mais elevados.

O reajuste médio será de 3,48%. Embora abaixo da inflação, os preços finais podem variar, pois o aumento incide sobre o Preço Máximo ao Consumidor (PMC), limite estipulado para a venda de cada medicamento.

Os dados são da plataforma CliqueFarma, e foram levantados pelo Poder360, que monitora preços de medicamentos e compara valores praticados por farmácias.

Mais recentes

Checagem de fatos