O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, anunciou nesta quarta-feira (19) a manutenção da taxa básica de juros no intervalo de 4,25% a 4,50% ao ano. Esta é a segunda vez consecutiva que o Fed mantém os juros estáveis desde o último corte, em dezembro de 2024. A decisão seguiu as expectativas do mercado, conforme economistas consultados pelo Wall Street Journal. O patamar atual é o mais baixo desde dezembro de 2022.
A reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) ocorre em um momento de incerteza econômica, com novas tarifas comerciais impostas pelo presidente Donald Trump entrando em vigor, além de cortes de funcionários no setor público. O Fed indicou que seguirá monitorando os efeitos dessas medidas sobre a economia norte-americana antes de definir os próximos passos na política monetária.
Em comunicado, o Fed destacou que “a incerteza em torno da perspectiva econômica aumentou”, mas manteve um tom positivo sobre a atividade econômica do país.
“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a se expandir em um ritmo sólido. A taxa de desemprego se estabilizou em um nível baixo nos últimos meses, e as condições do mercado de trabalho permanecem sólidas. A inflação continua um pouco elevada”, afirmou trecho do comunicado.
Inflação em queda
A inflação anual dos EUA registrou queda em fevereiro de 2025, marcando 2,8%. O índice caiu 0,2 ponto percentual em relação a janeiro, quando estava em 3% no acumulado de 12 meses. A inflação mensal ficou em 0,2%, desacelerando em relação ao mês anterior (0,5%). Os dados referentes a março serão divulgados em 10 de abril.