Claudio Dantas
12.5 C
Brasília

EUA contra-atacam Juízes que perseguem Israel e Americanos

Publicado em:

A União Europeia e a ONU se posicionaram contra os EUA

O Secretário de Estado do EUA, Marco Rubio, anunciou sanções contra quatro juízes do Tribunal Penal Internacional que atuaram no caso que denunciou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

A perseguição infundada e politizada do TPI aos americanos e ao nosso aliado próximo, Israel, precisa acabar“, escreveu o secretario em seu perfil no X. Rubio acrescentou que a Corte tem tido decisões ilegítimas que violaram a soberania dos EUA e de Israel.

De acordo com sanção anunciada, qualquer ativo, contas bancárias ou propriedades que estiverem nos EUA serão confiscados. Bancos também ficam proibidos de abrirem contas em nome dos sancionados. Os juízes ainda ficam proibidos de entrar no país norte-americano.

Países não signatários do estatuto do TPI não estão sob jurisdição da Corte e não podem sofrer punições vindas de decisões judiciais. Apesar disso, os juízes já abriram inquérito contra militares americanos e emitiu ordem de prisão contra Netanyahu por possíveis crimes cometidos em Gaza.

O Tribunal afirmou que essa é uma tentativa de minar a independência da instituição. Em comunicado, a União Europeia disse ser a favor do TPI, afirmando que Corte deve ser defendida. A Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu que os EUA retire as sanções.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos