18.5 C
Brasília

Escolhido por Lula para Comunicações destinou R$ 30 mi à cidade governada pelo próprio pai

Publicado em:

O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA), escolhido por Lula para assumir o Ministério das Comunicações, destinou R$ 30 milhões em emendas parlamentares à cidade de Arame (MA), comandada por seu próprio pai, o ex-deputado federal Pedro Fernandes (União), informa o UOL.

Os recursos foram indicados por Lucas a partir de 2020, principalmente para obras de pavimentação, executadas pelos ministérios da Integração e Desenvolvimento Regional e das Cidades.

Pedro Fernandes comanda o município desde 2021. Pedro Lucas deve ser nomeado ministro após o feriado da Páscoa, segundo a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

A troca no comando das Comunicações ocorre após a saída de Juscelino Filho (União-MA), que pediu demissão após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por desvio de emendas parlamentares.

Segundo o site, na Câmara, Pedro Lucas figura entre os parlamentares que mais indicaram recursos via emendas de relator (orçamento secreto) — ocupando a 13ª posição no ranking nacional — e foi o que mais destinou verbas ao Maranhão.

A indicação ao ministério conta com apoio do presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A substituição já era considerada certa nos batidores desde que se tornasse inviável a permanência de Juscelino no cargo.

No entanto, nas redes sociais, Pedro Lucas tem mantido suspense sobre a nomeação. Nesta sexta, em publicação no X, ele afirmou que qualquer definição sobre assumir o cargo de ministro será feita em conjunto com a bancada do União Brasil na Câmara:

“Recebi com respeito e senso de responsabilidade o convite do presidente Lula para integrar o governo federal. Agradeço a confiança em meu nome e ressalto que, conforme alinhado com o próprio presidente, qualquer definição será construída coletivamente, em diálogo com a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados, da qual tenho a honra de ser o líder.

Fui eleito para representar e conduzir os interesses da bancada, sempre com equilíbrio, transparência e compromisso com o projeto político que nos une. Não tomarei nenhuma decisão sem antes ouvir os deputados e deputadas que confiam no meu trabalho e com quem compartilho, diariamente, a construção de uma agenda em defesa do país.

Mantenho meu compromisso com a lealdade à bancada, à Casa Legislativa e aos princípios que guiam minha trajetória pública. Seguiremos trabalhando com responsabilidade, diálogo e respeito à institucionalidade“.

Mais recentes

Checagem de fatos