A Câmara dos Deputados formalizou a licença do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e convocou seu suplente, Missionário José Olímpio (PL-SP), para assumir temporariamente a vaga. O parlamentar, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, solicitou afastamento por 122 dias para morar nos Estados Unidos. No site da Câmara, ele já consta como “não em exercício”.
O afastamento será dividido em duas fases: primeiro, uma licença médica de dois dias e, em seguida, uma licença para tratar de interesses particulares por 120 dias. Como o período total ultrapassa 120 dias, a convocação de um suplente foi necessária.
José Olímpio tem até 30 dias para se apresentar e tomar posse do mandato temporário. Inicialmente, o primeiro suplente do PL em São Paulo seria Adilson Barroso. No entanto, ele já ocupa o lugar de Guilherme Derrite (PL), que integra o governo Tarcísio de Freitas como secretário de Segurança Pública de São Paulo. Assim, Olímpio, que obteve 61.938 votos nas eleições de 2022, assumirá a vaga.
A substituição segue a regra eleitoral do sistema proporcional, que determina que o suplente seja o candidato mais bem votado da legenda ou coligação logo após os eleitos.