Claudio Dantas
9.8 C
Brasília

“Dama do Tráfico” segue foragida após condenação definitiva

Publicado em:

Luciane Barbosa Farias, conhecida como “Dama do Tráfico” no Amazonas, está foragida há mais de três meses. Ela foi condenada a 10 anos de prisão pelos crimes de associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com sentença já transitada em julgado. Desde o fim de janeiro, quando a 2ª Vara de Delitos de Tráfico de Drogas do TJ-AM expediu o mandado de prisão, a Justiça não tem informações sobre seu paradeiro.

Luciane é esposa de Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, um dos principais líderes da facção criminosa Comando Vermelho no estado. Mesmo com esse histórico, a criminosa participou de reuniões oficiais em Brasília com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública do governo Lula (PT), quando ainda respondia ao processo em liberdade.

Em 2023, Luciane integrou ao menos dois encontros com o governo Lula. Em um deles, esteve presente em um evento sobre combate à tortura, promovido pela própria pasta.

Uma das responsáveis por viabilizar a visita foi a servidora Érica Meireles de Oliveira, que ocupava o cargo de coordenadora de gabinete da Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos, no Ministério dos Direitos Humanos. Após a repercussão negativa do caso, Érica deixou o cargo em 2024.

Mesmo assim, ela foi reconduzida ao governo Lula. Na última quarta-feira (9), voltou a ocupar um cargo público, agora na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, subordinada à ministra Gleisi Hoffmann, presidente do PT.

O paradeiro de Luciane segue desconhecido, apesar de a condenação já ter sido confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitou o último recurso da defesa. Ela recorria em liberdade, mas desde a decisão definitiva da Corte, não foi localizada.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos