O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, comprou uma briga e tanto com Donald Trump, ao recusar dois aviões lotados de imigrantes ilegais que estavam sendo deportados. Em retaliação, o presidente dos Estados Unidos anunciou a imposição de tarifas emergenciais de 25% a 50% sobre todos os produtos colombianos, a proibição de viagens e a revogação de vistos para funcionários do governo colombiano e familiares.
“Essas medidas são apenas o começo”, escreveu Trump na rede Truth Social. “Não permitiremos que o governo colombiano viole suas obrigações legais com relação à aceitação e ao retorno dos criminosos que eles forçaram nos Estados Unidos”, disse.
A adoção dessas medidas serve de exemplo de como o novo governo americano pode reagir à censura e a outras ações arbitrárias impostas pelo STF a usuários das redes sociais. A relação bilateral está bastante fragilizada e pode desandar, inclusive no atual contexto da crise migratória
Os EUA também estão deportando dezenas de brasileiros presos por tentarem entrar ilegalmente nos EUA. Um voo comercial com 88 brasileiros, com destino a Belo Horizonte, pousou em Manaus (AM) após problemas técnicos.
Os brasileiros viajaram todos algemados e o desembarque gerou imagens que foram exploradas durante todo o fim de semana pela mídia.
Lula, para se capitalizar politicamente com a situação, deslocou um avião da FAB para completar o percurso e destacou a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, para fazer um discurso durante o embarque. O vídeo foi disparado nas redes sociais e ajudaram a incendiar o debate.
Em nota, o Itamaraty reclamou do “tratamento degradante”. Só esqueceu de mencionar que o governo Lula recebeu calado, nos últimos dois anos, 32 voos com deportados brasileiros da gestão Biden. Todos viajaram algemados, como determina o protocolo.
Uma resposta
Nossa diplomacia nunca foi tão………capenga. É o retrato fiel do atual desgoverno. Fraca, incompetente, sem brilho, sem relevância, sem altruísmo, sem interesses e o pior de tudo, sem vergonha. Pra ser pária tem que melhorar bastante.