Claudio Dantas
24.5 C
Brasília

PSD pressiona por ministérios de maior destaque no governo Lula

Publicado em:

O PSD tem manifestado insatisfação com os ministérios que ocupa no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A sigla, que comanda as pastas de Minas e Energia, Agricultura e Pesca, considera que os órgãos carecem de potencial para gerar resultados expressivos e visibilidade política, especialmente com a proximidade das eleições de 2026.

Segundo lideranças do partido, o Ministério de Minas e Energia carece de projetos de impacto, enquanto a Agricultura é vista apenas como coadjuvante do agronegócio, e a Pesca é descrita como “sem rede nem anzol”. Na proposta orçamentária de 2025, as pastas lideradas pelo PSD ocupam posições intermediárias ou baixas em repasses: Agricultura e Minas e Energia recebem cerca de R$ 10 bilhões cada, enquanto a Pesca tem apenas R$ 257 milhões.

A insatisfação do PSD cresce ao comparar sua posição com ministérios controlados pelo MDB, como Transportes e Cidades, que entregam obras de infraestrutura e programas populares como o Minha Casa, Minha Vida. Também é alvo de queixas o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, comandado por Waldez Góes (PDT), considerado estratégico e que está sob a influência de Davi Alcolumbre (União Brasil).

A pressão por cargos mais relevantes ocorre em um momento de articulação para uma possível reforma ministerial, com o PSD mirando pastas de maior impacto que possam fortalecer sua base e servir de vitrine para as eleições futuras.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos