Claudio Dantas
15.5 C
Brasília

Com brincadeira sobre vice, Bolsonaro mostrou ao mundo que Moraes é um cara legal

Publicado em:

Fico imaginando Eduardo Bolsonaro neste momento tentando explicar a parlamentares americanos e autoridades do governo Trump o convite que Jair Bolsonaro fez a Alexandre de Moraes para ser seu vice em 2026 — uma brincadeira antecedida de um pedido constrangido, absolutamente fora de hora e contexto. Piada que, de tão inusitada, arrancou risos nervosos de quem acompanhava o interrogatório na Primeira Turma. É difícil entender o que se passa na cabeça do ex-presidente, mas é fácil não enxergar graça nenhuma no episódio.

Afinal, se Bolsonaro queria expor o viés político do juiz, já bastante evidenciado em artigos e reportagens, poderia ter optado pelo enfrentamento direto, como fez Donald Trump ao sofrer pesada campanha de assédio judicial. Como o americano ao ser fotografado pela polícia da Geórgia, o brasileiro deveria ter fechado a cara, fixado o olhar em Moraes e denunciado, sob as lentes da mídia, suas ordens ilegais e decisões arbitrárias. Era uma oportunidade de ouro para questionar o ministro sobre a perseguição ao próprio Eduardo, a Rodrigo Constantino, a Paulo Figueiredo e a Allan dos Santos.

Bolsonaro perdeu a chance de confrontar Moraes sobre as condenações sumárias dos presos do 8 de janeiro, das mães afastadas de seus filhos, dos pais que já não podem prover suas famílias, dos filhos que se evadiram do país para não morrerem estendidos no pátio da Papuda, como Clezão. Afinal, de quem são as mãos sujas de sangue pela morte do comerciante que estava no lugar errado na hora errada? Se o mito queria mitar, poderia ter provocado Moraes sobre onde serão suas próximas férias diante das iminentes sanções do governo americano.

Em vez disso, fez uma brincadeira convidado Moraes para ser seu vice em 2026 — e ainda pediu licença para fazê-la. Também pediu desculpas por ter colocado em dúvida a conduta ilibada de Moraes e de seus camaradas de toga. Pediu desculpas outra vez mais por ter se ‘expressado mal’ sobre as urnas ou sobre o processo eleitoral, pois sempre buscou atuar dentro das quatro linhas. Bolsonaro agiu como se fosse sair do banco dos réus para um happy hour com seu algoz, como se bastasse uma virada de página para enterrar anos de perseguição política.

Reeditou o recuo do 7 de setembro de 2021, quando depois de chamar o ministro de “canalha” e dizer que não cumpriria mais ordens judiciais, selou as pazes num telefonema para Moraes, intermediado por Michel Temer. Saiu-se com desculpas semelhantes, como a de que não tinha “nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes” e que suas palavras “por vezes contundentes, decorreram do calor do momento”. Dessa vez, optou pela brincadeira, talvez na busca por um sorriso que o absolva, fazendo-nos duvidar de seu papel de vítima.

O ministro certamente riu em segredo, consciente do efeito positivo para sua imagem hoje tão desgastada nacional e internacionalmente. Se desse uma entrevista ao fim do interrogatório, Moraes poderia ter dito: “Vejam como sou magnânimo. Se eu fosse o ditador sanguinário que dizem por aí, se estivesse usando a caneta da Justiça para perseguir um grupo político, o ex-presidente não me convidaria para ser seu vice, nem brincando!”

Se a guerra jurídica já está perdida, a da comunicação sofreu hoje um grande revés. Com todas as vênias, Bolsonaro ajudou Moraes a recobrar força no seu momento de maior fragilidade. Trump, quando se entregou à Polícia da Geórgia em 2023, fez sua ‘mugshot’ com cara de durão. Essa imagem rodou as redes e o planeta; fortaleceu sua narrativa e ajudou a pavimentar seu retorno à Casa Branca. De tão simbólica, fez o americano pendurá-la na parede do Salão Oval e a repetir o gesto na foto oficial de seu segundo mandato.

Como será que Bolsonaro sairá na foto depois de ser condenado e preso por Moraes?

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

29 COMENTÁRIOS

  1. Negativo.
    Tenho que discordar nisso.
    Dantas, o Bolsonaro já é muito perseguido pra bater de frente sendo filmado ao vivo.
    Ele fez chacota com o 🥚.
    Ele quis dizer que se o Moraes quiser mandar de verdade ele deveria se candidatar a alguma coisa.
    E, deu a entender que tem esperança em estar elegível em 26, já que convidou o cabeça de 🥚 pra ser vice

  2. Não concordo com esse discurso,o Ex presidente soube se comportar e colocou se no seu lugar,o momento nao era apropriado para embates,ali haviam outros que precisavam tambem deste comportamento sério e respeitoso,uma briga ou embates só iria complicar mais ainda todo esse episódio.

  3. “Sarcástico” significa que expressa ou denota sarcasmo, ou seja, uma forma de ironia que é usada para zombar ou criticar de forma mordaz e, por vezes, insultuosa. É uma forma de comunicação que, em vez de dizer exatamente o que se pensa, usa palavras com o sentido oposto para expressar uma crítica ou deboche.
    Ele foi perfeito, minimizando seus riscos.

  4. O que Bolsonaro fez não dá para qualquer C D entender . Bolso não é Trump e o povo americano não vê as coisas como o povo brasileiro. O resto todos já entenderam.

      • O congresso não está conseguindo sequer arranhar o tema da anistia, como ele iria resolver isso da cadeira do réu???
        JB é uma das pessoas que mais lutam pela anistia, 1 hora antes de sua última cirurgia estava debatendo sobre isso e quando saiu do hospital também.
        Até hoje não apareceu ninguém para resolver isso e sempre tem alguém pra dizer que JB deveria fazer assim ou assado, mas nenhum desses conquistou sequer uma fração comparado a JB.
        Claro que não é perfeito, mas quantas vezes ele teve razão? A prova disso são as pessoas que lhe dão suporte.
        Acredito ser uma estratégia pra quem está com a cabeça na guilhotina.
        Abraços

  5. Também achei ele muito risonhinho kkk

    Postura era pra ser mais séria e ir sempre direto ao assunto e sem mais brincadeirinhas.

  6. Cara ne desculpe, mas vc não tem a mínima ideia do e essa esquerda, aprenda uma coisa q muitas vezes pra derrotar um inimigo vc tem q se unir a ele, pra destruí-lo de dentro pra fora, só assim vc acabará com essa corja

  7. Cláudio, nem a pau Bolsonaro foi sincero ao “convidar” AM para ser seu vice. Quis dizer, de fato, que está firme e forte, para 2026, apesar de AM. Confronta-lo para que?

    • Para denunciar ao mundo o arbítrio, para defender os inocentes presos na Papuda, para liderar o processo político.

  8. Ainda não sei oq pensar. Minha vontade era q Bolsonaro fizesse tudo oq vc falou. Senti uma revolta interna ao vê-lo sorrindo e fazendo piadinhas. Mas tbm não sei se tenho certeza q isso ajudou na imagem do Alexandre.

  9. Parabens Claudio. O Bolso passou 30 anos como deputado, dizendo que bastava “um cabo, um soldado e um jeep” para nos salvar… na hora H, fugiu pros EUA e deixou os inocentes ( e ingênuos) serem ralados…. E agora ainda fica com chorumelas..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais recentes

Checagem de fatos