21.5 C
Brasília

Câmara convoca Marina Silva e convida Paulo Teixeira para explicar ações do governo

Publicado em:

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), a convocação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para prestar esclarecimentos sobre o aumento do desmatamento e as diretrizes adotadas pelo governo em relação à Conferência da ONU sobre o Clima (COP-30), marcada para 2025 em Belém (PA).

Na mesma reunião, foi aprovado um convite ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para que ele se manifeste sobre as medidas adotadas pelo Executivo diante das recentes ações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante o chamado “Abril Vermelho”.

O pedido, que inicialmente previa a convocação do ministro, foi alterado para convite após acordo entre os parlamentares.

Presidida pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS), a comissão tem intensificado o acompanhamento das decisões do governo que afetam diretamente o setor agropecuário. Segundo Nogueira, a presença dos ministros é essencial para esclarecer contradições entre o discurso internacional do Brasil e sua política interna.

A ministra Marina Silva precisa esclarecer como o Brasil pretende liderar debates climáticos em um cenário de avanço do desmatamento e sem diálogo com o setor produtivo. A COP-30 não pode ser apenas um palco de marketing ideológico. É preciso coerência”, afirmou o parlamentar.

Já sobre Paulo Teixeira, o deputado cobrou uma posição firme diante das invasões promovidas pelo MST.

O Abril Vermelho tem sido marcado por invasões de terras, violência e desrespeito à propriedade privada. O ministro precisa explicar o que o governo está fazendo para garantir segurança jurídica e impedir a ação de grupos que atentam contra o direito de produzir no campo”, disse Nogueira.

As datas para as oitivas ainda serão definidas, mas a expectativa é de que ambas ocorram até o mês de maio.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Mais recentes

Checagem de fatos