(self.SWG_BASIC = self.SWG_BASIC || []).push( basicSubscriptions => { basicSubscriptions.init({ type: "NewsArticle", isPartOfType: ["Product"], isPartOfProductId: "CAowyZvaCw:openaccess", clientOptions: { theme: "light", lang: "pt-BR" }, }); });
29.5 C
Brasília

Alckmin vai se reunir com auxiliar de Trump nesta quinta

Publicado em:

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), se reúne nesta quinta-feira (7) com o secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. A videoconferência ocorre em meio ao aumento das tensões comerciais após o presidente Donald Trump ameaçar novas tarifas sobre produtos importados.

Embora o Brasil ainda não tenha sido diretamente afetado, setores estratégicos podem ser impactados, incluindo aço, alumínio, madeira e produtos agrícolas. Trump tem citado o Brasil como um dos países que mais taxam os EUA e já impôs tarifa de 25% sobre produtos florestais importados, prejudicando a competitividade da madeira brasileira, cujo principal mercado é o americano.

O aço e o alumínio, que estão entre os principais produtos exportados pelo Brasil para os EUA, também podem ser atingidos. Até o momento, o governo Lula não anunciou qualquer retaliação ou estratégia clara para enfrentar as tarifas impostas por Trump.

Alckmin aposta no diálogo para tentar evitar prejuízos ao setor produtivo. Ele defende um acordo para definir cotas de exportação, como foi feito em 2018, em vez de novas sobretaxas.

 

Mais recentes

Checagem de fatos