Estudantes e militantes de esquerda invadem reitoria da USP
Brasília, Terça, 23 de junho de 2026
Brasil

Estudantes e militantes de esquerda invadem reitoria da USP

Cerca de 400 estudantes participaram do ato que terminou com invasão da reitoria da USP

Compartilhe em

Foto do autor

Por Redação

Estudantes e militantes de esquerda da Universidade de São Paulo (USP) invadiram na tarde de ontem (07) o prédio da reitoria no campus Butantã, na Zona Oeste da capital paulista, durante protesto ligado à greve das universidades estaduais paulistas.

✅ Siga o canal do Claudio Dantas no WhatsApp

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram os militantes derrubando portas de vidro e forçando a entrada no edifício da reitoria:

Segundo os estudantes militantes, o ato tinha como objetivo pressionar a administração da USP a retomar negociações com o reitor Aluísio Segurado. O grupo cobra ainda medidas ligadas à permanência estudantil, como aumento de bolsas, melhorias nas moradias universitárias e manutenção da estrutura física dos campus.

De acordo com os organizadores, cerca de 400 estudantes participaram da mobilização. Durante a manhã, estudantes e militantes de esquerda chegaram a montar acampamento em frente à entrada da reitoria.

Até o fim da tarde, o protesto ocorria sem confrontos. Por volta das 16h, porém, um grupo de estudantes decidiu invadir o prédio. Policiais militares acompanharam a movimentação à distância, alguns equipados com escudos, mas não houve confronto. Os atos envolvem estudantes da USP, da Unicamp e da Unesp.

Em nota, a reitoria da USP lamentou a invasão e classificou os danos como depredação de patrimônio público. A universidade informou ainda que acionou forças de segurança para impedir novas “ocupações” em outras áreas do campus.

Escreva seu e-mail para receber bastidores e notícias exclusivas

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Publicidade