O Lula embarcou hoje (6) para Washington, nos Estados Unidos, onde terá uma reunião bilateral com o presidente norte-americano Donald Trump.
A viagem ocorre em meio a tensões internacionais e foi articulada desde março pelo Palácio do Planalto. O encontro será realizado em formato de reunião de trabalho, sem status de visita de Estado.
A comitiva brasileira reúne cinco ministros e o diretor-geral da Polícia Federal:
- Mauro Vieira
- Dario Durigan
- Márcio Rosa
- Alexandre Silveira
- Wellington César Lima e Silva
- Andrei Rodrigues
Segundo integrantes do governo, a formação da delegação foi definida com foco em temas considerados estratégicos na relação entre Brasil e Estados Unidos.
Entre os assuntos previstos nas reuniões estão comércio bilateral, minerais críticos e terras raras, combate ao crime organizado, investigação conduzida pelos Estados Unidos envolvendo o PIX, além de discussões sobre conflitos internacionais e cenário político-eleitoral brasileiro.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi incluído na comitiva para participar das tratativas relacionadas às reservas de minerais estratégicos e terras raras, tema que ganhou peso na agenda internacional diante da disputa global por insumos utilizados em tecnologia e defesa.
Além dos ministros, acompanham a viagem auxiliares da equipe econômica, diplomatas e assessores do Palácio do Planalto responsáveis pelo suporte técnico das reuniões.
A viagem havia sido inicialmente planejada para ocorrer meses atrás, mas acabou adiada após a escalada do conflito no Oriente Médio e o aumento do envolvimento militar dos Estados Unidos na região.
Este será o terceiro encontro presencial entre Lula e Trump desde o início do atual mandato do presidente brasileiro.
O primeiro ocorreu em 2025 durante a cúpula da ASEAN, na Malásia. O segundo aconteceu na Assembleia Geral da ONU, em Nova York.
