Artigos Exclusivos

Rússia: Territórios ucranianos anexados são inegociáveis

Nesta quinta-feira (27), a Rússia reafirmou que a anexação dos territórios da Ucrânia é inegociável. “Os territórios que se tornaram súbditos da Federação Russa estão consagrados na Constituição do nosso país, são parte integrante dele”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em conversa com jornalistas.

Em 2014, a Rússia anexou a Península da Crimeia. Após invadir a Ucrânia em 2022, Moscou também tomou controle das regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporijia, embora ainda não exerça domínio completo sobre todos esses territórios.

“Isto é absolutamente indiscutível e inegociável”, afirmou Peskov. Na 1ª reunião de seu gabinete, na quarta (26), o presidente dos EUA Donald Trump, que lidera conversas diretas com os russos para um acordo de paz, afirmou que o autocrata Vladimir Putin terá de fazer concessões durante as negociações.

Donald Trump também garantiu que Washington ajudará Kiev a “recuperar o máximo [de território] possível”.

Em outubro de 2024, a guerra na Ucrânia atingiu seu ponto mais crítico. As tensões aumentaram quando Putin ordenou o uso de um míssil hipersônico de alcance intermediário em solo ucraniano, capaz de carregar material nuclear. O lançamento ocorreu após uma ofensiva ucraniana em território russo.

Compartilhar nas redes sociais

Gianlucca Gattai

Gianlucca Gattai

Deixe um comentário

Leia mais

1ª Turma do STF julga denúncia contra Léo Índio
img_1970-1
img_1967-1
Líder da Minoria quer investigar manobras suspeitas no Governo Lula
img_1966-1
img_1966-1
Evitamos colapso das instituições e golpe de Estado, afirma Barroso
Moraes vs Facebook
img_1963-1
img_1962-1
Esquerda aciona PGR contra Eduardo Bolsonaro por "crime de lesa pátria"
Gayer sobre lei "anti-Moraes": 'Considerados ditadores na maior democracia do mundo'
img_1953-1
14124