Artigos Exclusivos

Trump encerra acordo de Biden com ditadura venezuelana sobre petróleo

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na quarta-feira (26) a revogação das “concessões” concedidas pelo ex-presidente Joe Biden à Venezuela. A medida visa reverter um acordo de 2022, que permitiu à petrolífera Chevron retomar operações.

O democrata havia autorizado uma licença que permitia à Chevron expandir sua produção de petróleo e enviar crude venezuelano aos EUA.

Em post na sua rede social Truth Social, Trump afirmou estar “revertendo as concessões” relacionadas ao “acordo de transação de petróleo” firmado em novembro de 2022. No entanto, o comunicado não faz menção direta à Chevron.

O republicano também disse que a Venezuela se comprometeu a repatriar “criminosos que eles mandaram” aos EUA, mas que essa operação não está ocorrendo conforme o ritmo acordado.

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que fornecerá orientação para encerrar todas as licenças de petróleo e gás da era Biden, “que vergonhosamente financiaram o regime ilegítimo de Maduro”.

A ditadura venezuelana de Maduro se manifestou por meio de um comunicado da vice-presidente e ministra de Hidrocarbonetos, Delcy Rodriguez, que afirmou: “Rejeitamos categoricamente esse tipo de ação solicitada publicamente pela oposição extremista e fracassada do país”. Ela também classificou a decisão como “prejudicial e inexplicável”.

Compartilhar nas redes sociais

Gianlucca Gattai

Gianlucca Gattai

Deixe um comentário

Leia mais

1ª Turma do STF julga denúncia contra Léo Índio
img_1970-1
img_1967-1
Líder da Minoria quer investigar manobras suspeitas no Governo Lula
img_1966-1
img_1966-1
Evitamos colapso das instituições e golpe de Estado, afirma Barroso
Moraes vs Facebook
img_1963-1
img_1962-1
Esquerda aciona PGR contra Eduardo Bolsonaro por "crime de lesa pátria"
Gayer sobre lei "anti-Moraes": 'Considerados ditadores na maior democracia do mundo'
img_1953-1
14124