Pesquisa feita pela Genial/Quaest e divulgada nesta quarta-feira (25), confirma o crescimento da avaliação negativa do governo Lula. O cenário já aparecia em levantamentos anteriores de outros institutos, consolidando a piora da percepção popular sobre a gestão petista.

O levantamento foi realizado nos estados de Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Em seis desses oito estados, a rejeição de Lula cresceu. Nos casos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, não há dados comparativos porque esta é a primeira rodada da pesquisa nesses locais.
A pior avaliação negativa ocorre no Paraná, onde 59% desaprovam o governo. Apenas 20% avaliam positivamente a gestão, enquanto 9% consideram regular. Outros 2% não souberam opinar. Pernambuco apresenta o menor índice de avaliação negativa, com 37%. No estado, 33% aprovam a gestão, 29% consideram regular e 1% não soube responder.
O preço dos alimentos segue como fator determinante para a insatisfação popular. Em todos os estados, mais de 90% dos entrevistados disseram que os preços aumentaram no último mês. Goiás registrou o maior índice, com 96%, seguido de Paraná (96%), Bahia (95%), Rio Grande do Sul (95%), São Paulo (95%), Minas Gerais (94%) e Pernambuco (92%).

No dia 14, o Datafolha apontou que apenas 24% dos entrevistados consideram o governo Lula como ótimo ou bom, enquanto 41% classificam a gestão como ruim ou péssima — pior índice do petista em seus três mandatos.
Já a Pesquisa CNT de Opinião, divulgada na terça-feira (25/2), mostrou que a aprovação de Lula caiu de 50% para 40,5%, enquanto a desaprovação saltou de 46% para 55%. O governo enfrenta um cenário de crescente desgaste e perda de apoio popular.