Artigos Exclusivos

Governo Lula anuncia acordo para produção de vacina nacional contra a dengue, ainda sem aprovação da Anvisa

O Governo Lula anunciou nesta terça-feira (25) um acordo para a produção nacional de uma vacina de dose única contra a dengue. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros membros da equipe ministerial.

A vacina brasileira será produzida por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Biologics.

A expectativa do Ministério da Saúde é de que 60 milhões de doses sejam produzidas anualmente a partir de 2026, com o público-alvo abrangendo pessoas de 2 a 59 anos.

A produção será financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e o governo afirma que a ampliação da oferta no SUS será viabilizada por meio de parcerias público-privadas.

Apesar de a vacina contra a dengue ainda não ter sido aprovada pela Anvisa, Nísia demonstrou otimismo: “Aqui eu quero falar dos parceiros. Nesse caso, a vacina para dengue, que nós, com muita satisfação, anunciamos hoje ainda é uma candidata para vacina, porque ainda tem que passar pela Anvisa, mas é uma candidata fortíssima, é a vacina do Instituto Butantan”.

A vacina, que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue, deverá ser administrada em todo o país, com a meta de vacinar toda a população elegível, com exceção dos idosos, nos dois primeiros anos a partir de 2026.

A ministra de Lula destacou ainda que, inicialmente, os idosos não serão vacinados, pois vacinas em testes sempre exigem precauções especiais para essa faixa etária.

Compartilhar nas redes sociais

Gianlucca Gattai

Gianlucca Gattai

Deixe um comentário

Leia mais

img_1875-1
img_1873-1
img_1871-1
moraes
img_1869-1
img_1869-1
Nísia Trindade
Erika Hilton protocola PEC que propõe fim da escala 6x1
stf-arcoiris-lgbtqiap-nelsonjr-stf
img_1866-1
estragos-manifestacao_mcamgo_abr_090120231818-22
Efeito Janja: projeto de lei busca limitar poderes e gastos da primeira-dama
img_1865-1
Elon Musk