A OpenAI retirou de seu site a página sobre compromisso com diversidade, substituindo o conteúdo por um novo texto que menciona a importância de equipes com “diferentes origens”, sem citar o termo diversidade. Internautas notaram a mudança nesta quinta-feira (13).
O material removido destacava o investimento da empresa em equidade e inclusão e foi registrado pelo Internet Archive. Em janeiro, a ABC News ainda citava a página antiga, mas no dia 27 o novo conteúdo já estava no ar.
A nova versão afirma: “Na OpenAI, reconhecemos que as ideias mais fortes surgem quando são testadas, debatidas e aprimoradas por pessoas com diferentes origens, experiências e formas de pensar”.
A remoção acontece enquanto empresas de tecnologia reavaliam políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI). O movimento se intensificou após um decreto do presidente dos EUA, Donald Trump, que pressiona contratantes do governo a encerrarem programas de diversidade.
O Google, que mantém contratos com o governo americano, já indicou que está revisando suas diretrizes. Outras empresas iniciaram mudanças em junho de 2024, quando Trump se consolidou como favorito na eleição presidencial.