O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), voltou a ameaçar o Brics com uma tarifa de 100% caso o bloco avance na criação de uma moeda própria para transações internacionais. Segundo o republicano, qualquer tentativa de “brincar com o dólar” será respondida com medidas duras.
“Eles [países do Brics] voltarão e dirão: ‘Nós imploramos para que você não faça isso’. O Brics está morto desde que mencionei [que taxaria em 100%]”, declarou Trump a jornalistas.
A afirmação ocorreu logo após assinar um decreto que estabelece tarifas recíprocas contra países que impõem taxas sobre produtos norte-americanos. O documento inclui o etanol brasileiro como um dos exemplos de práticas comerciais que Trump considera prejudiciais aos EUA.
As tarifas não serão aplicadas imediatamente. Estudos preliminares sobre as novas taxas devem ser apresentados ao presidente em 1º de abril. Howard Lutnick, indicado pelo republicano para secretário de Comércio, afirmou que as medidas podem começar a valer já no dia 2.
O Brics atualmente conta com 10 membros plenos: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos.
[…] Equidade e Inclusão (DEI). O movimento se intensificou após um decreto do presidente dos EUA, Donald Trump, que pressiona contratantes do governo a encerrarem programas de […]
[…] pelo Brasil, mas sofreu com uma queda de 28% em 2024, durante o terceiro ano do governo Lula. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), assinou nesta quinta-feira (13) um decreto estabelecendo tarifas recíprocas, a medida funciona […]