Artigos Exclusivos

Inflação dispara: preço dos ovos sobe até 40% com escassez

O preço dos ovos de galinha disparou até 40% desde janeiro, pressionando ainda mais a inflação dos alimentos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a alta é resultado da maior demanda no período da quaresma e da elevação no preço das carnes, que leva os consumidores a buscar alternativas mais baratas.

“Os supermercados estão preocupados com a restrição na oferta e os aumentos sucessivos”, afirmou Marcio Milan, vice-presidente da Abras.

Além da alta nos preços, os consumidores enfrentam uma redução no peso dos ovos. A mudança ocorreu devido à nova classificação imposta pela Secretaria de Defesa Agropecuária, em vigor desde setembro de 2024, que diminuiu o peso médio dos ovos em quase 10 gramas.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE, apontou inflação de 0,96% no setor de alimentos em janeiro, marcando a quinta alta consecutiva. Enquanto o custo da energia caiu 14,21%, o preço dos alimentos continua subindo, impactando diretamente o bolso dos brasileiros.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Uma resposta

Deixe um comentário

Leia mais

portaria-lula-gsi
Advogado de Trump compara ação de Moraes a práticas não vistas nem na Coreia do Norte e Irã
Lula diz que tem 'obsessão por alimento barato'
foto-presidente-lula-agricultura-familiar-plano-safra-MST
img_1665-1
img_1665-1
img_1663-1
bolsonaro-oeste
img_1661-1
dilma-rindo
img_1659-1
img_1652-1
img_1653-1
img_1651-1