O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta sexta-feira (7) que o Judiciário brasileiro representa a “alternativa da sociedade contra a força bruta”. A declaração foi feita durante a abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo, onde o magistrado recebeu o Colar do Mérito Judiciário.
Em seu discurso, Barroso exaltou o papel do STF e afirmou que o tribunal desagrada setores poderosos da sociedade.
“Nós estamos sempre desagradando alguém, muitas vezes desagradamos setores poderosos da sociedade. […] Conviver com a crítica, às vezes justa, às vezes injusta, faz parte da vida que nós escolhemos”, disse, minimizando as críticas à atuação da Corte, muitas delas relacionadas a decisões que têm gerado forte reação popular.
O ministro também declarou que o mundo vive um “desencontro civilizatório” e defendeu a criação de “trincheiras do bem, da justiça e do amor ao próximo”, discurso que ignora o crescente questionamento sobre o ativismo judicial praticado pelo STF.
O evento contou com a presença dos ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli, além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB).
Respostas de 3
Será que tem chá de cogumelo nessa corte ou eles vivem conscientemente num mundo paralelo?
Prefiro a força bruta do que essa corruptocracia que chamam de judiciario.