Últimas Notícias

STF tem maioria contra cobrança do "imposto de herança"

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para declarar inconstitucional a cobrança do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) sobre planos de previdência privada. Cinco ministros, incluindo o relator Dias Toffoli, consideraram que o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) se equipara a um seguro de vida, não podendo ser tratado como herança.

Se confirmada, a decisão do STF poderá inviabilizar a s mudanças da Reforma Tributária aprovadas no Senado.

Já que na última quarta-feira (11), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a regulamentação do ITCMD. A proposta seguiria para votação em plenário ainda nesta quinta-feira (15) e, caso aprovada, retornaria à Câmara.

Entenda a medida 

A medida prevê que o imposto incida sobre os valores acumulados em previdências privadas. No VGBL, a tributação será sobre os rendimentos, enquanto no PGBL incidirá sobre o montante total. Atualmente, os estados aplicam alíquotas de até 8%, mas há propostas para elevar o limite a 16%.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2024, aprovado na Câmara, busca uniformizar a cobrança do ITCMD, evitando planejamentos sucessórios abusivos. Em São Paulo, por exemplo, as alíquotas propostas variam entre 2% e 8%, conforme o valor acumulado.

Em outubro, a Câmara dos Deputados finalizou a votação do segundo projeto de regulamentação da reforma tributária, removendo a proposta que permitia aos estados tributarem recursos de planos de previdência privada transferidos a herdeiros. O tema será avaliado pelo Senado em 2025.

O texto também prevê isenção para valores investidos em VGBL há mais de cinco anos, beneficiando quem utiliza o plano para aposentadoria. No caso do PGBL, não há isenção, e o imposto será aplicado sobre todo o montante acumulado.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

GOL_AIRCRAFT_PR-XME5 (3)
Câmara dos Deputados
paulopimenta
WhatsApp Image 2024-12-12 at 11.54
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
Press conference Fernando Haddad of the Brazilian Minister of Finance at the G20 in Sao Paulo
FUX - Foto: Andressa Anholete/SCO/STF.
Edifício-Sede do Banco Central em Brasília
tse_barroso_eleicoes_2020_mcajr_2911203387
plenario_do_senado_federal_sessao_deliberativa_ordinaria_semipresencial_fcpzzb_abr_240220211043
sENADO
Lula at National Oral Health Policy Sanctioning Ceremony in Brasilia
Comunismo
CAMPOS NETO image_processing20230623-13764-yg4hsd