O deputado Zeca Dirceu (PT-PR), ex-líder do PT na Câmara, usou as redes sociais para criticar duramente o governo Lula após o recuo na norma da Receita Federal que ampliava o monitoramento de transações financeiras, incluindo o Pix. “Não me venham com ‘Bom dia’. Situação é péssima!”, escreveu o parlamentar no X (antigo Twitter). Ele afirmou estar “nervoso” e com “paciência zero, em especial com nosso governo”.
Não me venham com “Bom dia”, situação é péssima!
Acordei tão nervoso, que meu café foi diferente, joguei o pó na boca e toquei água quente pra dentro, paciência zero, em especial com nosso governo.
Meu único alento é seguir na defesa da educação, o Mais Professores está ON.
— Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) January 16, 2025
A declaração de Zeca, filho do ex-ministro José Dirceu, ocorreu após o governo decidir revogar a medida que visava monitorar movimentações financeiras acima de R$ 5 mil por mês para pessoas físicas. A decisão foi tomada em resposta à repercussão negativa que alegavam uma suposta taxação do Pix.
Aliados do deputado afirmaram que ele se sentiu traído pelo recuo. Para o grupo, a situação foi comparada a uma batalha onde “os generais fugiram e deixaram os soldados sozinhos no front”.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a revogação como necessária para conter o impacto das criticas mas garantiu que o governo tomará “providências criminais”.
A crítica pública de Zeca Dirceu expõe tensões internas no PT e frustrações com a condução de crises que têm desgastado o governo.