(self.SWG_BASIC = self.SWG_BASIC || []).push( basicSubscriptions => { basicSubscriptions.init({ type: "NewsArticle", isPartOfType: ["Product"], isPartOfProductId: "CAowyZvaCw:openaccess", clientOptions: { theme: "light", lang: "pt-BR" }, }); });
29.5 C
Brasília

Van Hattem ironiza “desaparecimento” de Mendonça após decisões de Moraes

Publicado em:

Deputado diz que fará campanha para encontrar o ministro do STF indicado por Bolsonaro

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) ironizou nesta quinta-feira (27) o ministro do STF André Mendonça, insinuando que ele estaria “desaparecido” diante das decisões do colega Alexandre de Moraes. Em postagens no X (antigo Twitter), o parlamentar questionou a postura do magistrado, indicado à Corte por Jair Bolsonaro (PL) em 2021.

“Ele não pode estar de acordo com as patacoadas de Moraes, mas está desaparecido. Alguém aí sabe por onde anda?”, provocou Van Hattem, afirmando que iniciaria uma campanha para “encontrar” Mendonça.

Isolado no STF

Mendonça tem evitado confrontos diretos com Moraes, mas já demonstrou divergências. Em 2024, foi o único ministro a votar pela retirada de Moraes da relatoria da investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado, na qual Bolsonaro foi apontado pela PGR como um dos líderes.

Conflito com os EUA

Enquanto Moraes mantém embates com redes sociais e membros do governo Trump, o Congresso americano avança com retaliações. Na quarta-feira (26), a Comissão de Justiça da Câmara dos EUA aprovou um projeto de lei para barrar a entrada de autoridades estrangeiras que violem a Primeira Emenda da Constituição americana, que protege a liberdade de expressão. O texto, apelidado de “Sem Censores em Nosso Território”, agora segue para votação no plenário da Casa.

Mais recentes

Checagem de fatos