A conta de Alexandre de Moraes já não existe no X. Questionado por este site, o Supremo Tribunal Federal informou que o próprio ministro desativou a conta, pois “já não a utilizava desde janeiro de 2024”. A decisão, porém, ocorre num contexto de escalada jurídico-diplomática entre Moraes e as big techs americanas, agora alinhadas com a administração de Donald Trump.
Ontem, Moraes voltou a multar o X em mais R$ 8 milhões por não ter cumprido nova determinação para derrubada do perfil de Allan dos Santos. Moraes também cobrou da Rumble, que voltou a operar no Brasil neste mês, a desativação do canal do jornalista e expediu decisão dando 48 horas para a plataforma indicar um representante no Brasil, sob pena de multa.
O embate entre o ministro e as big techs assume nova dinâmica interna e externa também, após a denúncia da PGR nesta semana contra Jair Bolsonaro e outros 33 aliados.
A peça se revelou uma ficção jurídica, baseada numa delação coercitiva e que desconsidera elementos probatórios apresentados pelo próprio delator contra a tese de que o ex-presidente queria dar um autogolpe para se manter no poder. Nesta semana também, o grupo de mídia de Donald Trump e a plataforma de vídeos Rumble entraram na Justiça nos EUA contra Moraes por violar a Constituição americana.
Atualização: essa reportagem foi atualizada com a posição do Supremo.