Artigos Exclusivos

Trump dá 75 dias para TikTok evitar banimento nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (20) um decreto que suspende o banimento do TikTok por 75 dias. O prazo foi concedido para que a ByteDance, empresa chinesa proprietária da plataforma, resolva pendências legais e alinhe-se às exigências de segurança nacional.

Segundo o decreto, o Departamento de Justiça não poderá tomar ações legais contra o TikTok durante esse período. “O prazo permitirá determinar o melhor caminho para proteger a segurança nacional e salvar a plataforma”, afirmou Trump.

A decisão ocorre após o fim do prazo, estabelecido pelo Congresso em 2024 e sancionado pelo ex-presidente Joe Biden, que determinava a venda das operações do TikTok nos EUA até 19 de janeiro de 2025. A medida, que visava “proteger dados de norte-americanos”, proibia serviços de hospedagem de trabalhar com o aplicativo.

Trump criticou o “timing” da legislação, que coincidiu com sua posse, e ressaltou o impacto da rede social, que possui 170 milhões de usuários nos EUA e beneficia 7 milhões de pequenas empresas.

Em resposta, o TikTok elogiou a decisão e agradeceu pelo apoio. “Agradecemos ao presidente Trump por fornecer clareza e garantir a continuidade do serviço nos EUA. Estamos comprometidos em buscar uma solução de longo prazo”, publicou a plataforma no X (ex-Twitter).

O presidente republicano sugeriu a criação de uma joint venture com 50% de participação norte-americana no controle do TikTok. “Sem a aprovação dos EUA, não há TikTok. Com nossa aprovação, ele vale trilhões”, afirmou Trump.

Compartilhar nas redes sociais

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia mais

web1_BRAZIL-BOLSONARO-4-8
Donald Trump
tedros
gilmar mendes
images (8)
images (8)
Javier-Milei-848x477
inss
Congresso
Lula e Haddad
Lula
53077e50-d745-11ef-94cb-5f844ceb9e30
Joe Biden press conference, after NATO Extraordinary Summit
Donald Trump